Os dias demoram mais a passar, as coisas são mais sem sentido. Pra mim só faz sentido ter você.

Um dia a gente acaba percebendo que não adianta tentar mascarar sentimentos. Estou há um tempo tentando fugir de mim mesma (quando na verdade tento mesmo fugir de alguém). Sei que hoje estou colhendo os frutos ruins de uma árvore que eu mesma plantei e não posso me eximir de culpas. Então, assumo-as e afirmo que é até conveniente saber que tudo que vai um dia volta, sendo assim, acho que não tem mais nada pra voltar (no que confere ao campo sentimental). Enfim, hoje, sem nenhum propósito especial, esse post é um desabafo para alguém que não sei se tem tempo de ler um pouco daquilo que se passa dentro de mim.Sei que te amo. Talvez não saiba amar, mas do meu jeito, amo. Passo dias a tentar fingir que tudo isso não passa de uma doce ilusão e nada consegue preencher o vazio da falta que você me faz. Tento compensar a saudade com coisas que não fazem sentido algum e, muitas vezes, só me deixam mais triste. Quando acordo, você é o meu primeiro pensamento, assim como adormeço pensando em você. Se viajo, penso em como seria bom se estivesse ali comigo, e em quantas coisas boas existem no mundo pra gente conhecer -bem -abraçado... No quanto seu sorriso me faria sorrir e o quanto a saudade de você tem me feito chorar. O que falta dentro de mim só cabe você pra encaixar.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Coração Junino 2011!

Festas juninasfesta de São João ou festas dos santos populares são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrada no dia 24 de junho, segundo ocalendário juliano (pré-gregoriano) e cristianizada na Idade Média como "festa de São João".


Foi um sucesso indiscutível a realização de mais um ano de festival junino em nossa cidade, a Prefeitura de Brejo de Areia através da secretaria municipal de educação mais uma vez mostra que cultivar os nossos valores culturais vale muito, pois acima de tudo assegura as nossas gerações futuras a oportunidade de vivenciar as nossas tradições de maneira ampla e acessíve, e como destaque do ano temos a quadrilha coração junino no comando Reinaldo Phelipe, Noivos do ano: noiva Mayra Carvalho e noivo Neilson Barros, rei e rainha Guilherme e Thaynan. 


Origem da Festa Junina 
Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado porPortugal).
 Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.  

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenasafro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas

Tradições 
As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.
No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.
Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.
Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário